71º Congresso Nacional de Botânica
Goiânia/GO

A Botânica e as bases sustentáveis para o desenvolvimento científico, tecnológico e social

Queridos Congressistas, É com imenso orgulho e alegria que a Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) convidam toda comunidade Botânica a participar do 71º Congresso Nacional de Botânica (71º CNBot) e XIII Encontro de Botânicos do Centro-Oeste (XIII ENBOC) que serão realizados em Goiânia, no Estado de Goiás, no período de 04 a 09 de outubro de 2020, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Campus 2 da UFG.

Após quase três décadas (29 anos), Goiânia sediará o 71º Congresso Nacional de Botânica (71º CNBot). O primeiro CNBot realizado em Goiânia aconteceu em 1969, denominado de 20º Congresso Nacional de Botânica, cuja planta símbolo foi a Oryza sativa L. (Poaceae). Posteriormente, em 1978, juntamente com o II Congreso Latinoamericano de Botánica, ocorreu o 29º Congresso Nacional de Botânica em Brasília e Goiânia, sendo a planta símbolo escolhida a Mauritia vinifera Mart. (Arecaceae). No ano de 1991 ocorreu o 42º Congresso Nacional de Botânica em Goiânia, no qual a Tibouchina papyrus (Pohl) Toledo (Melastomataceae) foi a planta símbolo do evento, por ser considerada a planta símbolo do Estado de Goiás. Todos os eventos supracitados foram coordenados pelo Botânico Dr. José Ângelo Rizzo, professor Emérito da Universidade Federal de Goiás.  Em 2020, mais uma vez, Goiânia sediará um Congresso Nacional de Botânica – o 71º CNBot – com a belíssima espécie Actinocephalus bongardii (A. St. Hil.) Sano (Eriocaulaceae), eleita como a planta símbolo. É notório perceber que há uma tradição goiana em colaborar com a SBB na organização e no apoio aos mais diferentes e valorosos eventos científicos botânicos e CNBots.

Anualmente, desde janeiro de 1950, a Sociedade Botânica do Brasil (SBB) congrega profissionais, estudantes e dirigentes de entidades e órgãos ligados à Botânica e às ciências afins para apresentação de trabalhos e discussão de diferentes temas ligados à área e a todas as subáreas. Inicialmente, ocorriam Reuniões Anuais da SBB que evoluíram para os atuais Congressos Nacionais de Botânica. Durante esses eventos são discutidas e emitidas propostas sobre relevantes temas nacionais e regionais. Este respeitável evento para a ciência nacional e mundial acontecerá em uma região onde o Cerrado é o bioma mais representativo e bastante ameaçado. Com o tema “A BOTÂNICA E AS BASES SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E SOCIAL” se almeja reconhecer a magnitude do estudo da flora dos biomas para o progresso e crescimento do Brasil. Salienta-se, ainda, que em 2020 a Sociedade Botânica do Brasil (SBB) irá comemorar os seus 70 anos de existência. Nesse contexto, a temática escolhida para o 71º Congresso Nacional de Botânica busca integrar o conhecimento sobre a Botânica, sendo uma grande oportunidade para a troca de experiências e desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e sociais, bem como proporcionará uma ocasião para a atualização sobre os mais recentes resultados das pesquisas e as tendências futuras da pesquisa Botânica e áreas afins no Brasil.Durante o preparo e organização do 71º CNBot e XIII ENBOC temos enfrentando muitas dificuldades, lutas e generalizada falta de recursos, porém não nos abatemos, já que se trata de uma chance única de compartilhamos um projeto no qual desenvolvemos atividades conjuntas com as mais variadas unidades da nossa UFG, com as instituições parceiras e colaboradoras. Para além das dificuldades que o contexto político sobrepõe às ciências de modo geral, a organização deste evento nos possibilitará reunir o excelente potencial de recursos humanos que trabalha com a Botânica. Salientamos que nesse evento, teremos a significativa missão de divulgar um pouco da longa trajetória histórica da SBB e de celebrar os seus 70 anos de existência. Ressalto que no decorrer das atividades de organização do 71º CNBot temos vivenciado importantes e marcantes momentos que compartilhamos experiências, conhecimentos, alegrias, tristezas, emoções e muitos contatos com colegas de diferentes instituições da Botânica e das áreas afins.

Assim, será com muito prazer e alegria que receberemos todos vocês, congressistas, com um enorme e acolhedor abraço. A UFG, resguardada pelo Estatuto da Universidade, é um lugar onde o respeito à diversidade sociocultural e à liberdade de expressão representam valores centrais. Sem dúvida, iremos irradiar esse espírito de colaboração, responsabilidade, ética e respeito com todos os presentes no 71º CNBot e XIII ENBOC. Munida do espírito receptivo e aconchegante do povo goiano, a UFG envidará todos os esforços possíveis para que o 71º CNBot seja um importante e memorável evento. Nosso objetivo é congregar pesquisadores, professores, estudantes e sociedade extra acadêmica para uma saudável troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e social.Goiás irá mostrar seus encantos e demonstrar todo seu carinho aos participantes do 71º CNBot e XIII ENBOC, revelando as belíssimas paisagens e flora do Cerrado, bem como toda a hospitalidade do goiano. Temos muito a oferecer em riquezas naturais e culturais, todas muito singulares. Da poesia de Cora Coralina aos casarões históricos da antiga capital do Estado na Cidade de Goiás; Das belíssimas paisagens da Serra Dourada, em Mossâmedes, passando pelo estilo arquitetônico art decó em Goiânia; Da bela e famosa Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, até as serras e cachoeiras de águas geladas de Pirenópolis; Desde as extensas praias de água doce do Rio Araguaia, até as famosas águas termais de Caldas Novas e Rio Quente; da Serra do Caiapó ao Parque Nacional das Emas no Sudoeste goiano, há muito a conhecer! É preciso destacar também a diversificada e qualificada gastronomia goiana, que se destaca nacionalmente pelos pratos e iguarias agradáveis a todos os gostos.

Munida do espírito receptivo e aconchegante do povo goiano, a UFG envidará todos os esforços possíveis para que o 71º CNBot e o XIII ENBOC seja um importante e memorável evento. Nosso objetivo é congregar pesquisadores, professores, estudantes e sociedade extra acadêmica para uma saudável troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e social.

É com grandiosa satisfação e prazer que aguardamos vocês, em outubro de 2020 na nossa Goiânia! 

Comissão Organizadora do 71º Congresso Nacional de Botânica

INSCREVA-SE

para o 71º Congresso Nacional de Botânica

FALE CONOSCO