III MOSTRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE BOTÂNICA

Como será a apresentação do material didático na Mostra?

As propostas (resumos) aprovadas serão apresentadas na forma de vídeo-pôster.

Durante o evento, um dos autores deverá ficar on-line no dia e horário pré-definidos na programação para apresentar oralmente o seu material didático e interagir com o público.

O vídeo-pôster deverá ser elaborado seguindo as orientações estabelecidas pela comissão do Núcleo de Ensino de Botânica da SBB.

Além disso, haverá um local específico na plataforma para exibição dos vídeos da mostra durante a semana toda.

Como devo elaborar o vídeo-pôster?

O vídeo-pôster deverá apresentar de forma clara e objetiva o material didático referente a proposta aprovada.

O vídeo-pôster pode ser feito em software de apresentação de slides (Microsoft PowerPoint ou similar) e transformado em mp4, ou produzido em software de animação.

O vídeo-pôster deverá ter a duração máxima de cinco (05) minutos, um tamanho máximo de 500 MB e qualidade mínima HD.

A gravação do vídeo-pôster deverá ser em formato de visualização horizontal/paisagem.

A gravação pode ser em fundo neutro, com ambientação SILENCIOSA, sem ruídos de fundo. Pode-se gravar também ao ar livre (varanda, quintal, etc.), desde que NÃO haja ruídos.

Verificar se a ILUMINAÇÃO do local de gravação está ADEQUADA, se é possível ver a pessoa ou as imagens nitidamente (iluminação natural, de janelas, por exemplo, são boas, mas é importante se atentar aos ruídos externos). Não se posicionar contra a luz.

Sugere-se a utilização de microfone. Se não for possível, atenção à proximidade com o equipamento. Procure falar em volume adequado para a gravação caso esteja utilizando o microfone embutido de câmera, computador ou telefone.

Antes de iniciar a gravação, certifique-se de limpar a lente da câmera ou webcam, e se a voz está sendo captada de forma correta.

Ao utilizar o celular ou computador para gravar, sugerimos colocar em MODO AVIÃO evitando assim interferências.

Procure falar devagar e pausadamente, evitando ler durante o vídeo, se possível.

Aguarde três segundos após o início da gravação, evitando assim que o início de sua fala seja cortado acidentalmente. Aguarde também três segundos para finalizar a gravação, após o término de sua fala.

Como será a submissão do vídeo-pôster?

Após a aprovação da proposta, o autor principal deverá enviar link do vídeo no YouTube via formulário abaixo, além de enviar o vídeo também para o e-mail mostradidaticasbb@gmail.com, até o dia 31/05/2021. PRORROGADO ATÉ 07/06/2021. O Certificado somente será emitido a quem enviar os arquivos conforme a sua modalidade.

O assunto do e-mail deve seguir o seguinte modelo: “VIDEO-POSTER_Nome do primeiro autor”. Ex: VIDEO-POSTER_Ana Silva.

ATENÇÃO:
A Comissão Organizadora do evento não patrocinará qualquer despesa para elaboração do material didático ou do vídeo-pôster.

III MOSTRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE BOTÂNICA

PROPOSTA DO NÚCLEO DE ENSINO DE BOTÂNICA DA SBB

A terceira Mostra de Materiais Didáticos de Ensino de Botânica tem como objetivo reunir e apresentar aos participantes do 71º Congresso Nacional de Botânica, o que está sendo produzido por professores, pesquisadores, estudantes e grupos de pesquisa em termos de materiais didáticos na área de ensino de Botânica. Espera-se que durante a Mostra, os materiais didáticos produzidos nas diversas regiões do Brasil sejam socializados e que seja proporcionada uma maior interação entre os grupos e pesquisadores de todas as áreas da Botânica.

Como participar da Mostra?

É preciso estar inscrito no 71º Congresso Nacional de Botânica para participar da Mostra de Materiais Didáticos de Ensino de Botânica.

Além disso, será preciso enviar para o e-mail [email protected], um resumo simples com no máximo 2500 caracteres (incluindo os espaços), contendo: título, autores, objetivo do material didático e breve descrição. O modelo de resumo é o mesmo para apresentação de trabalhos no evento.

IMPORTANTE: É necessário enviar o resumo também online no site do congresso via sistema de submissão dos resumos, que estará liberado na sua inscrição após efetuar o pagamento. Então é necessário enviar online e também para o e-mail: [email protected]

As propostas (resumos) serão analisadas por uma comissão composta por membros do Núcleo de Ensino de Botânica da SBB, e o resultado será divulgado antes do evento.

Qual é a data limite para a inscrição na Mostra?

As propostas deverão ser enviadas para o e-mail [email protected] até  dia 12 de Abril de 2021.

Estou com dúvidas sobre o meu material e/ou sobre a Mostra. Quem poderá me esclarecer?

Se houver dúvidas de qualquer natureza, escreva para [email protected] que estaremos a disposição para os esclarecimentos e orientações devidas.

Coordenação do Núcleo de Ensino de Botânica – SBB

Coordenação do Núcleo de Ensino da SBB

Coordenação do Núcleo de Ensino da SBB

Coordenadora: Cláudia Elena Carneiro – Universidade Estadual de Feira de Santana

Coordenação Local – Comissão organizadora do 71o CNBot e XIII ENBOC

Coordenação Local – Comissão organizadora do 71o CNBot e XIII ENBOC

Coordenadora: Luzia Francisca de Souza – Universidade Federal de Jatai

Apoiadores: Leandro Vasconcelos Baptista – Universidade Federal de Goiás

INSCREVA-SE

para o 71º Congresso Nacional de Botânica

FALE CONOSCO