Entre os dias 26 de junho (8h) até 1o de julho de 2021 (18h) – horários de Brasília, foi promovida a GIN TAX – Goiás, pelo 71o CNBot e XIII ERBot – CO. Esta gincana tinha como objetivo ampliar o número de identificações dos registros coletados em Goiás, nos herbários virtuais com imagens na rede. Foram recebidas identificações de 24 botânicos de diferentes estados, que nestes seis dias identificaram 849 registros (cerca de 140 indicações por dia) e a confirmação de um holótipo entre os exemplares, para espécies das famílias Malvaceae, Orchidaceae, Rutaceae, Bignoniaceae, Rubiaceae e muitas outras. Dos 60 herbários com coletas no estado de Goiás e imagens na rede, 56 receberam alguma identificação, com maior número de anotações apontadas para o NY – Herbário do Jardim Botânico de Nova York (com 156 indicações). Entre as coleções do Brasil e de Goiás, o CEN – Herbário da Embrapa CENARGEN, em Brasília e o UFG – Herbário da Universidade Federal de Goiás, receberam respectivamente 122 e 76 identificações. A GIN TAX – Goiás contou com o apoio do Herbário VIES, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT – HV) e do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA). Foram premiados com livros, os três botânicos com o maior número de identificações e outros três nomes foram sorteados entre os participantes.

Agradecemos a todos e esperamos que esta experiência de estudo das imagens de coletas possa ser continuada pelos especialistas e repetida em outros eventos, visando ampliarmos os dados nos herbários virtuais sobre a flora e dos fungos do Brasil.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora do 71o CNBot e XIII ENBOC

Premiados:

  • 1a premiada – Amanda Cardoso Oliveira – Águas Lindas de Goiás / Goiás
  • 2a premiada – Marina de Lourdes Fonseca – Taguatinga Norte – Brasília / DF
  • 3a premiada – Ana Carolina Devises Castello – Jaú / SP

Sorteados:

  • 1a sorteada – Indiara Nunes Ferreira – Goiânia / Goiás
  • 2o. sorteado – Leonardo Biral – Santa Helena / PR
  • 3o. sorteado – Martin Grings – Nova Petrópolis / RS

Gincana de identificação e atualização de nomes de espécies coletadas em Goiás

Ao longo dos Congressos Nacionais de Botânica, foi costume, do(s) herbário(s) dos municípios que sediaram os eventos, a abertura dos acervos para visitas e estudo dos especialistas. Muitos exemplares foram identificados nesta atividade, enriquecedora tanto para os especialistas quanto para as coleções.

Os herbários virtuais, integrando imagens das coleções on-line, vêm sendo organizados e ampliados nos últimos anos. Recentemente, passaram a ser objeto de estudo por especialistas, direcionados em ações como a comemoração do Dia da Botânica e as Gincanas de Identificação Virtual do Herbário VIES, que ocorreram em 2020.

Devido à atual situação da pandemia de Covid-19, que levou o 71º Congresso Nacional de Botânica, sediado em Goiás, para a modalidade virtual, os herbários de Goiás não poderão contar com a visita de especialistas aos seus acervos, no período do evento. Diante disso, e das experiências positivas obtidas nas ações de identificação virtual mencionadas, propõe-se a realização de uma gincana para identificação e correção de dados de identificação de espécimes coletados no Estado de Goiás, com imagens online.

Nos herbários virtuais, existem cerca de 60 coleções com exemplares de Goiás, boa parte deles já com imagens disponibilizadas. Entretanto, nem todos os registros estão completamente identificados. Por exemplo, nas plataformas do INCT – Herbário Virtual (speciesLink) e Herbário Virtual Reflora, existem, respectivamente, ca. 12 mil e 16 mil registros apenas em nível de gênero e ca. 2,5 mil e 4,5 mil, respectivamente, sem nenhuma identificação ou apenas em nível de família. Em ambas as plataformas, esses números representam aproximadamente 12% dos registros para Goiás com imagens, e, portanto, com alto potencial de melhoria de determinação com a gincana proposta. Considerando ainda as atualizações de identificação com nomes sinônimos, há no INCT-Herbário Virtual ca. 12 mil registros, e ca. 2 mil registros com nomes não encontrados na Flora do Brasil 2020.

Assim, estamos propondo a GIN TAX – Goiás, para incentivarmos os botânicos a conhecerem mais sobre a coleções e a flora e funga deste Estado. Sabemos que nem todas as imagens poderão ser identificadas, assim também será uma forma dos especialistas reconhecerem exemplares que merecerão outros estudos no futuro.

PERÍODO

26 de junho (8h) até 1o de julho de 2021 (18h) – horários de Brasília.

OBJETIVO 

Ampliar o número de registros de coletas do estado de Goiás identificados corretamente nos herbários.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Os botânicos poderão enviar suas identificações ou atualizações por meio do Google Formulários ou incluindo como comentário no registro do speciesLink. No caso das contribuições de um botânico estarem nas duas modalidades estas serão somadas, para o ranqueamento final.

Algumas informações complementares podem ser obtidas no formulário Google, que será uma das formas de participação:

https://forms.gle/GD9i4RoMp95mxCfi6

Para participação por meio de comentário ou anotação no speciesLink: https://specieslink.net/search/

PREMIAÇÃO

Serão premiados com livros os três botânicos que efetuarem o maior número de correções e/ou identificações no período da gincana. O resultado da premiação será anunciado na sexta-feira, dia 2 de Julho de 2021.

Também serão sorteados exemplares de livros, na sexta-feira, dia 2 de Julho de 2021, entre todos os participantes da GIN TAX – Goiás.

REALIZAÇÃO:

71º Congresso Nacional de Botânica

APOIO: 

Herbário VIES – Universidade Federal do Espírito Santo

INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil

CRIA – Centro de Referência em Informação Ambiental

INSCREVA-SE

para o 71º Congresso Nacional de Botânica

FALE CONOSCO